Observatório NacionalHome

Anuário Interativo do Observatório Nacional

Voltar



Explicações para o Uso do Anuário Interativo

Você tem um formulário onde o campo "Ano" deve ser preenchido obrigatoriamente. O valor do ano deve ser fornecido por completo. Se, por exemplo, você quiser alguma informação a respeito do ano de 1988, o valor deve ser "1988". A forma abreviada "88" vai gerar informações do ano 88 d.C., isto é, oitenta e oito anos depois do nascimento de Cristo.

Você poderá escolher a localidade segundo a listagem fornecida pelo IBGE. Siga as instruções na página "Escolha a localidade". Caso você saiba as coordenadas de sua localidade, esses valores devem seguir o modelo dado: dados da longitude no formato GGG:MM:SS onde o GGG significa valores entre -180 e 180 graus (longitude oeste é positiva e leste, negativa). "MM" e "SS" se referem, respectivamente aos minutos e segundos. Quanto à latitude, a regra é a mesma salvo que os valores devem estar entre -90 e 90 graus (latitude sul é negativa).

Atenção:

O fuso horário está bem definido a menos de algumas localidades do Estado do Pará. Com o passar do tempo as correções necessárias serão feitas. Caso você encontre algum erro, por favor, avise o responsável.
Não há previsão para o horário de verão. No período e localidade de validade deste você deve adicionar uma hora aos horários listados.
Você pode escolher a tabela a ser gerada seguindo o procedimento:

Calendário: são fornecidos os calendários gregoriano, judeu e muçulmano; feriados e festas móveis cristãs e festas judias. O calendário muçulmano prevê apenas o Primeiro Dia do Ramadan como festa, o que dispensa menção especial. Além disso, temos as datas dos equinócios e solstícios e fases da lua. Programa-se para, futuramente, introduzir fenômenos astronômicos e eclipses.

Fases da lua: são calculadas para o fuso definido no campo apropriado.

Sol no Zodíaco: Trata-se de uma tabela que fornece a entrada do sol nas casas do zodíaco. Não confundir com Constelações do zodíaco. As casas, ou signos do zodíaco são 12 que dividem a eclíptica em partes iguais de 30°. Convencionalmente atribui-se à entrada na casa de Áries o valor 0° por ser esse o ponto onde o sol chega ao equinócio vernal. Fornece-se também os pontos de entrada das estações.
Importante: Não fornecemos os instantes de entrada do sol nas constelações reais por não existir interesse astronômico nesses eventos.

TS a 0h TU: Tempo Sideral a 0h do Tempo Universal.

Ascensão Reta, Declinação, Nascer e Ocaso do Sol e Lua: Escolha o objeto a ser calculado no campo "rolante" ao lado de "Objeto" e em seguida clique no botão "Gerar"

Qualquer dúvida, entre em contato com o responsável:

Responsável: Dr. João Luiz Kohl Moreira: kohl@on.br

Coordenação de Astronomia e Astrofísica